Rodrigo Drable anuncia medidas de contingenciamento por conta da greve dos caminhoneiros

Rodrigo Drable anuncia medidas de contingenciamento por conta da greve dos caminhoneiros

29/05/2018 0 Por

O prefeito de Barra Mansa Rodrigo Drable anunciou nesta segunda-feira, dia 28, num pronunciamento aos servidores públicos no térreo do Campla (Centro Administrativo Municipal Prefeito Luiz Amaral), algumas medidas de contingenciamento necessárias para a manutenção de serviços essenciais, tendo em vista que a greve dos caminhoneiros já dura oito dias afetando o abastecimento dos veículos e a chegada de insumos como a merenda escolar. As medidas de economia visam manter serviços básicos e de extrema necessidade como ambulâncias, transporte de pacientes para tratamento fora do município, guardas municipais, coleta de lixo e funerária municipal.

Na Secretaria de Saúde, a adoção de medidas de contingenciamento deos trabalhos permitirá que os serviços de emergências funcionem por até 10 dias como as ambulâncias; tratamento fora do domicílio de pacientes já em tratamento; Pronto Socorro da Santa Casa com cirurgias de emergências e traumas; UPA com atendimento de urgência e emergências; SAD e residências terapêuticas. “No Hospital da Mulher, serão interrompidos apenas os serviços ambulatoriais, mas continuará funcionando a emergência, bem como os partos”, informou o prefeito, destacando que o estoque de materiais e insumos para Hemodiálise é capaz de suprir as demandas por até 8 dias.

O transporte público, um dos setores mais afetados pela falta de combustível, será realizado com 40% da frota nos horários de maior intensidade de fluxo. “A partir do dia 31 de maio, o serviço de transporte está comprometido, contudo existe uma negociação em andamento para a aquisição de combustível”, explicou o prefeito de Barra Mansa, completando que as aulas continuam suspensas nos dias 29 e 30 de maio. Na próxima sexta-feira, dia 1º de junho, será anunciado o procedimento a ser adotado na semana que vem.

Rodrigo Drable também anunciou que o tratamento e abastecimento de água serão mantidos normalmente, assim como os serviços de emergências do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) por 10 dias. A Coleta de Lixo será realizada até o dia 1º de junho. A Susesp (Superintendência de Obras e Serviços Públicos) funcionará em período reduzido para atendimento às demandas emergenciais das 7 às 13 horas. As rondas da Guarda Municipal estão garantidas até o dia 3 de junho.

DECRETO REDUZ ATENDIMENTO NOS DIAS 29 E 30 DE MAIO

Através do decreto nº 9174/18, o prefeito Rodrigo Drable autorizou as autoridades municipais (secretários, diretores das autarquias e fundações) a reduzir o quantitativo de pessoal, nos dias 29 e 30 de maio, em função da greve dos caminhoneiros que ocasionou a falta de combustível em Barra Mansa e região, comprometendo o transporte público municipal. No Campla, as secretarias de Administração; Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação; Habitação; Planejamento Urbano e na Gerência de Promoção da Igualdade Racial, o horário administrativo será de 9 às 17 horas. As demais secretarias anunciaram como será o funcionamento durante as próximas 48 horas.

EDUCAÇÃO: A Secretaria de Educação manterá os serviços administrativos internos funcionando: Gabinetes do secretário e subsecretário, Controladoria, RH, Orçamento e Censo.

ORDEM PÚBLICA: A Secretaria de Ordem Pública atuará com seu efetivo reduzido. Serão mantidos, em caráter de urgência, os serviços de protocolo administrativo, Coordenadoria de Trânsito e Transporte, Fiscalização de Posturas e Defesa Civil. Os boletins de ocorrência de acidente de trânsito da Guarda Municipal devem ser feitos no Parque da Cidade.

SAAE: O Serviço Autônomo de Água e Esgoto está atuando em caráter de emergência para corrigir problemas de vazamento de esgoto e água. As novas ligações de esgoto e água estão suspensas temporariamente. Com relação aos servidores da autarquia, parte deles foi dispensada em decorrência da falta de combustível para operacionalizar o uso de veículos e máquinas.

SUSESP: Tendo em vista a contingência de combustível e alimentação, a Susesp estará atuando com quadro reduzido em serviços internos no horário de 7 às 13h. Para garantir qualquer eventual atendimento de emergência, os plantonistas estarão à disposição/sobreaviso.

ASSISTÊNCIA SOCIAL: Será mantido funcionamento normal da Funerária/Cemitério Municipal, Conselho Tutelar e Lar Acolhedor. Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos bairros estarão fechados, os funcionários estarão em escala de plantão no setor do CadÚnico/Bolsa Família.

DESENVOLVIMENTO RURAL: Serão mantidos os serviços emergenciais por conta da falta de combustível, além do auxílio de uma máquina de patrolamento para atender as necessidades emergenciais dos distritos e áreas rurais.

FAZENDA: A Secretaria de Fazenda informa que durante os dias 29 e 30 de maio, os serviços internos financeiros como tesouraria e contabilidade estarão funcionando normalmente. Os demais serviços funcionarão em regime de plantão no Campla.

FUNDAÇÃO CULTURA: A Biblioteca Municipal e a Estação das Artes estarão fechadas nesse período. Não haverá atendimento ao público, mas os funcionários estarão atuando em regime de plantão.

JUVENTUDE, ESPORTE E LAZER: As atividades da Secretaria, inclusive os projetos desenvolvidos nos bairros, serão suspensos nos dias 29 e 30 de maio, em função da redução das atividades na rede municipal para priorizar os serviços essenciais do município.

MEIO AMBIENTE: A Secretaria de Meio Ambiente manterá os serviços administrativos internos e de emergência/urgência da Fiscalização Ambiental/Guarda Ambiental.

PROCON: O atendimento ao público está suspenso nos dias 29 e 30 de maio devido à impossibilidade de se fazer contato telefônico com as empresas, uma vez que, muitos dos Serviços de Atendimento ao Consumidor não estão em funcionamento, também não sendo possível o agendamento de audiências pelos Correios. Durante esse período, a Fiscalização de aumentos abusivos realizados será intensificada. As denúncias poderão ser realizadas via telefone no número (24) 2106-3420 ou na página do Facebook do Procon (https://www.facebook.com/proconbm/).