Alunos de Porto Real participam de palestra com ex-atleta olímpico, Luiz Lima

Alunos de Porto Real participam de palestra com ex-atleta olímpico, Luiz Lima

16/05/2018 0 Por

O Horto Municipal foi a sede de uma palestra ministrada aos alunos do Projeto Aceleração, da Escola Municipal Maria Hortência Nogueira. Com o título “Do Leme ao Pontal: o poder da adaptação”, o ex-atleta olímpico e profissional de educação física, Luiz Lima, contou aos presentes sobre sua trajetória de vida, desafios e diversas histórias de superação que marcaram toda sua carreira. Ao final da palestra, os alunos entregaram algumas telas confeccionadas por eles, com auxílio da professora de artes, Tatiana Munik, como forma de homenagear o ex-atleta Luiz Lima.

A palestra é uma atividade do Projeto Superando Limites, idealizado pelo professor Fernando Marlos. O projeto começou em Piraí, na Escola Municipal Luiz Marinho Vidal e já esteve em diversas cidades do estado do Rio de Janeiro. “Tivemos a ideia de trabalhar com alunos de escola púbica, a motivação e a autoestima através do esporte. A equipe pedagógica da escola decidiu por sempre trazer esse contato entre os atletas e os alunos, falando sobre suas histórias e os estimulando a não desistirem de seus objetivos. Em Porto Real, viemos a convite da professora Carina Santos. O Superando Limites já trouxe à região grandes personalidades do esporte como: Georgete Vidor; Ana Botafogo; Clodoaldo Silva e Daiane dos Santos. É nesse momento que acontece a troca de experiências fantástica entre professores e alunos. Não só ocorre o ensino, mas também o aprendizado entre todos os participantes, declarou o idealizador do Projeto Superando Limites, Fernando Marlos”.

Luiz Lima é ex-atleta olímpico de natação e recordista sul-americano e conquistou diversos títulos, entre eles, medalha de outro e prata em competições a nível mundial. Atualmente atua como profissional de Educação Física, como um dos responsáveis pelo Projeto Natação no Mar, que reúne centenas de alunos na Praia de Copacabana. Ele destacou a importância do esporte como um dos pilares da educação. “Unir cultura, arte e esporte é construir os pilares da educação. O objetivo da palestra é auxiliar para que os jovens estejam preparados não só para a carreira esportiva, mas também para o mercado de trabalho, através da criatividade e adaptação. Ver o retorno e o interesse deles sobre o assunto é motivo de muita satisfação”, destacou Luiz.

“Atualmente o Projeto Aceleração conta com 130 alunos no CIEP Brizolão 487 Oswaldo Luiz Gomes e 100 alunos na Escola Municipal Maria Hortência Nogueira. O objetivo é resgatar os alunos que estão com distorção de idade/série, ou seja, alunos que já repetiram de ano algumas vezes e estão atrasados. Eles tem entre 12 a 16 anos”, explicou a coordenadora do projeto Aceleração e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a professora Roberta Adriana Campos.

O secretário de Esporte e Lazer, Antônio Sebastião da Silva, compareceu à ocasião.

Projeto Aceleração

 

As classes permitem ao aluno cursar duas séries em um ano. O projeto funciona da seguinte maneira: Aceleração I (4º e 5º ano do Ensino Fundamental), Aceleração II (6º e 7º) e a Aceleração III (8º e 9º ano).